1. Previna-se
Se o local de treino não tem água, leve a sua própria garrafa.
Se o treino for durar mais tempo, leve também alguma coisa pra comer ou pelo menos carregue algum dinheiro. Sair pra tomar um açaí com os amigos após um dia de treino é sempre muito bom, então, esteja preparado ;)
2. Situe-se
Preste atenção aonde você se situa. Cuidado pra não ficar parado no meio do caminho, onde todos estão treinando e olhe bem por onde anda. Atravessar o caminho de uma pessoa bem na hora que ela decide fazer, seja la o que for, é bem desagradável. Às vezes, o lugar que você se sentou pra descansar um pouco é exatamente aonde um colega quer fazer um precision, portanto, fique atento. Isso também pode ser considerado um bom exercício. =)
3. Respeite o seu tempo
Todos já estão treinando normalmente e você ainda está frio e desanimado?
Tenha calma... se depois do aquecimento inicial você ainda se sentir pesado e indisposto, tente começar com uma corrida leve, movimente o corpo, faça pequenos precisions, treine um pouco de equilíbiro ou pratique parada de mão(hand-stand). Isso sempre funciona comigo.
Se o problema for barriga cheia, espere a digestão.
4. Há treinos e treinos
Respeite os diferentes tipos de treino. A maioria dos praticantes está acostumada com treinos livres, onde todos se encontram num determinado local para treinar e se divertir. Nesse tipo de treino o ambiente pode e deve ser mais descontraído.
Mas, se o treino tiver um caráter mais sério, comporte-se de maneira séria. Esse tipo de treino também é muito importante e, cada vez mais, as pessoas estão se organizando e ministrando treinos planejados e criteriosos, o que é essencial para o aprimoramento e evolução do Parkour. Normalmente, esses treinos exigem uma postura mais concentrada, com menos piadas e conversas paralelas.
5. Não se afobe pelos outros
Se um amigo vai tentar um movimento mais arriscado e você fica tenso por ele, o melhor a fazer é ficar quieto. Do contrário, seu medo pode passar para o seu amigo e isso aumenta as chances de ele falhar ou até desistir de tentar. Dar avisos importantes é necessário, como alertar sobre uma cabeça de prego saliente ou um tijolo solto no muro, mas tome cuidado para não exagerar nos avisos de cautela, porque ao invés de ajudar, atrapalha.
6. Em casos de acidente, mantenha a calma
Às vezes, acontece (principalmente com iniciantes ) de alguém bater a canela, ralar as mãos ou torcer o pé. Nesses casos, mantenha a calma, pergunte se está tudo bem, avalie a gravidade do acidente. Se for alguma coisa mais grave, chame ajuda. Em acidentes mais corriqueiros, normalmente, as únicas coisas que a vítima precisa é de ar fresco, água e um pouco de tempo pra se recuperar. Caso seja possível e necessário, ofereça gelo ou pegue um curativo, mas não insista em discutir com a vítima sobre o ocorrido. Até hoje não conheci ninguém que gostasse de conversar após sofrer uma queda dolorosa jaheuajehauejah.
Sei que é difícil controlar, mas tente não emitir sons do tipo, "Aiiiii" ou "ssss" e dar risada quando alguém sofrer uma queda.
7. Seja um bom cidadão
Todos já estão carecas de saber isto, mas, nunca é demais falar para evitar treinar em lugares privados sem a devida autorização. Se o local for público, mas mesmo assim, alguma autoridade ou qualquer outra pessoa reclamar, converse amigavelmente explicando a situação. Se continuarem a negar, não insista, saia e procure outro local para treinar.
Nos lugares onde a pratica é liberada, tome o máximo de cuidado para não sujar ou destruir nada e nunca incomode as pessoas que frequentam o local.
8. Sinta-se à vontade
Caso tenha mais alguma(s) dica(s), use o espaço de comentários para que eu possa adiciona-la(s) à lista. Se não concorda com alguma coisa escrita aqui, critique à vontade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
19 comentários:
Espero q quem leu o texto leve como sugestões e não como regras para treinar ok???
é mais ou menos como nos comportamos por aqui em BH!
Gostei muito Arteba!!
siiim claro, claro ..nada de regras apenas sugestões.
"Sei que é difícil controlar, mas tente não emitir sons do tipo "Aiiiii" ou "ssss" e dar risada quando alguém sofrer uma queda."
Velho, obrigado por dizer isso, espero que as pessoas passem a seguir essa regra. hauhauhauhauahuahua quando alguém diz um "ai" no fundo, parece que dói o dobro, além do vexame ehehhee
post pequeno, porém, denso! =]
abraços
hahaha deniel tava pensando em voce qnd escrevi isso ..hauehauehaue realmente parece que dói mais .
Muito bom, art.
Enxuto e interessante.
(passei aqui pra ver se vc tinha atualizado, e não é q tinha? jaheajhjahejh)
(notei tb q vc propriou-se do meu: "jehjhaejhejah")
;)
té amanhã.
Rachacuca.
meu professor é foda! disse tudo!
acho que algumas vezes já disse "ai" ou "ssss" sem perceber... tomarei mais cuidado!
mas qdo bati a canela só me lembro de ter sentido vergonha... hehehe... não doeu nem com o tanto de "ai" que ouvi! hihihihi
brincadeiras à parte, é isso aí! ótimo post, Art!
oh nooooo é a risada do racha mesmo ..jaheuajehauejahe
Pati, relaxa eu mesmo ja devo ter cometido todas essas "falhas" ai ..jaheuahjeu do 1 ao 7... mas a intenção é treinar pra tentar não fazer mais :)
Nossa... texto muito simples e conciso. Mandou benzaço.
indicar-te-ei !
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
bom texto meu caro amigo art !
Mto bom o texto...
é +/- assim aqui em maceió...
muito bom mesmo!
que tal aproveitarmos no site?
acho que vale a pena...
bj!
muito bom, vou divulgar na comunidade daqui, sempre é bom reforçar algumas coisas basicas :)
obrigado Arteba :)
Boa Art !
Seu blog ta virando minha revista semanal.
Abraço
(Cabral)
kra vc tem a manha!!!
boa rapaz :D
Artéba..eu faço parte do grupo de Parkour de Jaboticabal..isso aki naum é bem um comentário (=P) é que nos aki da cidade temos um blog e eu axei mto bom esse post de dicas e sugestões que você postou..eu copiei ele e colei no meu blog (coloquei créditos a vc e a seu blog) mas se vc quiser que eu tire é só me falar por e-mail, msn ou manda algum comentário .. =)
e-mail/msn -> sergio_pugliano@hotmail.com
blog: http://www.pkjaboticabal.blogspot.com/
PS:Mto Bom .. =)
Muito bom, espero ver mais dicas aqui nesse blog :D
muito bom eu pratico parkour a um tempo e quando eu pratico os traceurs ficam contando piada e zuando...
Adorei o post, Art.. muito muito bom cara!
Postar um comentário